
O Ambulatório Trans de Caxias do Sul completa um ano de acolhimento e cuidado especializado em abril e já soma 990 atendimentos. Os serviços vão de consultas de psicologia, medicina e serviço social até farmácia, pós-consulta com técnico de enfermagem e istração de medicamentos por via intramuscular, além da dispensação de medicamentos.
Vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o ambulatório fica localizado no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES) visa promover inclusão e garantir atendimento humanizado à população trans e travesti da cidade, com 18 anos ou mais, residentes em Caxias do Sul, o ambulatório oferece um espaço seguro e respeitoso para a escuta qualificada e o cuidado integral.
Acolhimento e Tratamento Especializado
O serviço busca ainda focar no acolhimento, orientação e tratamento adequado às necessidades de saúde física, mental e social desse público. Neste sentido, conta com equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos, garantindo um acompanhamento completo, além do o à hormonização de forma segura, sem riscos à saúde.
Atualmente, 75 pacientes estão vinculados ao ambulatório, que se consolida como uma referência local na promoção da saúde e no fortalecimento dos direitos da população trans e travesti.
Como ar o Atendimento
Para ar o atendimento, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. A UBS será responsável por realizar o encaminhamento e incluir a pessoa interessada na lista de espera da Central de Regulação de Consultas, vinculada ao Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra).
Informações sobre o serviço podem ser obtidas junto a sua unidade de saúde ou diretamente no serviço. O CES fica na Rua Sinimbu, nº 2231, Centro de Caxias do Sul. O telefone de contato é (54) 3901-1414.