CLIMA

Frio noturno e geada são esperados na Serra Gaúcha a partir deste sábado (19)

Nos Aparados da Serra, baixadas na região de São José dos Ausentes podem anotar, na primeira metade da semana, mínimas tão baixas que podem chegar entre 0ºC a 3ºC

Com o frio, espera-se formação de geada em pontos da Campanha, Serra do Sudeste e dos Aparados nas madrugadas do começo da semana. (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)
Com o frio, espera-se formação de geada em pontos da Campanha, Serra do Sudeste e dos Aparados nas madrugadas do começo da semana. (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)

A Serra Gaúcha já começa a sentir os efeitos de uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul, neste sábado (19). A expectativa é de uma queda acentuada da temperatura, o que irá proporcionar sequência de dias com mínimas baixas durante as madrugadas no estado.

Não se trata de um incursão de ar frio de grande intensidade, mas a atmosfera seca com um centro de alta pressão favorecerá um maior resfriamento noturno e o registro da temperatura mínima baixa, até com formação de geada em algumas regiões. De acordo com a Metsul, é muito provável que várias cidades gaúchas registrem as menores temperaturas do ano, até agora, no começo da próxima semana.

Uma vez que a massa de ar frio ingressa ao longo deste sábado, a tendência é que, diferentemente do que tradicionalmente ocorre, as mínimas não ocorram ao amanhecer e sim à noite, no final do dia. Espera-se que muitos municípios gaúchos registrem temperatura entre 12ºC e 15ºC na noite deste sábado.

Em Porto Alegre, durante o clássico Grenal, a temperatura fique em torno dos 16ºC com vento do quadrante Sul. As madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul vão ser as do domingo (20), segunda (21) e da terça-feira (22), quando grande número de cidades deverá ter temperaturas mínimas abaixo de 10ºC e algumas inferiores a 5ºC.

As menores mínimas vão ocorrer na fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, Serra, Campos de Cima da Serra e na região de Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí. Nos Aparados da Serra, baixadas na região de São José dos Ausentes podem anotar, na primeira metade da semana, mínimas tão baixas que podem chegar entre 0ºC a 3ºC.

Na Região das Hortênsias, mínimas de 6ºC a 7ºC, porém menores em zonas de baixadas pelo relevo muito ondulado na região. Em Porto Alegre, as mínimas devem ficar em torno de 12ºC ou 13ºC, mas devem cair a valores mais baixos em bairros da zona Sul. Na região metropolitana, várias cidades vão ter mínimas de 9ºC a 11ºC, logo com possibilidade das primeiras mínimas do ano abaixo de 10ºC na Grande Porto Alegre.

Com o frio, espera-se formação de geada em pontos da Campanha, Serra do Sudeste e dos Aparados nas madrugadas do começo da semana. A geada pode ser até moderada a forte em baixadas dos Aparados da Serra. A influência desta massa de ar frio será maior no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde também deve gear no Planalto Sul Catarinense.

Em São Paulo, as máximas caem e serão bastante amenas, mas não são esperadas mínimas baixas como no Sul do Brasil.

Fonte: Metsul.