
O Brasil está na final do Mundial feminino de vôlei! A classificação veio com vitória por 3 a 1 sobre a Itália na tarde desta quinta-feira (13), em Apeldoorn, na Holanda, com parciais de 25/23, 22/25, 26/24 e 25/19.
O time verde e amarelo tentará seu primeiro título da competição em final que será disputada contra a Sérvia, neste sábado (15), às 15h (de Brasília), também em Apeldoorn. As brasileiras já conquistaram três pratas (1994, 2006 e 2010) e um bronze (1998) no torneio.
O time de José Roberto Guimarães entrou em quadra com três mudanças em relação ao que começou como titular contra o Japão, nas quartas de final. Nyeme, Rosamaria e Lorenne iniciaram nos lugares de Natinha, Pri Daroit e Tainara.
O jogo
O primeiro set foi uma síntese do que se poderia esperar de um Brasil x Itália. Em um duelo equilibrado, as seleções trocaram ponto a ponto até que as europeias abriram 14 a 11, fazendo Zé Roberto parar a partida pela primeira vez. Deu certo. O time verde e amarelo encostou e, na inversão do 5×1, Kisy fez dois pontos, virando o placar (21 a 20) e não mais deixando as italianas chegarem. Brasil 25 a 23.
As brasileiras chegaram a fazer 8 a 5 no início do segundo set, com Lorenne se destacando, assim como na primeira parcial. Entretanto, prevaleceu a alternância no domínio do jogo, com as duas equipes em níveis semelhantes o tempo inteiro. Melhor para a Itália, comandada por Paola Egonu (que, como na parcial anterior, foi a maior pontuadora) e por Sylla: 25 a 22.
O terceiro set parecia se encaminhar para uma vitória mais tranquila do Brasil, que teve vantagem considerável já no início (11 a 7). E mesmo com o desenrolar da parcial, a equipe verde e amarela se manteve melhor (18 a 14), enquanto o brilho de Egonu se apagava. Ledo engano. A Itália conseguiu se recuperar e até virar (23 a 22). Zé Roberto parou o jogo, e num fim de set emocionante, vitória brasileira por 26 a 24.
Se as três primeiras parciais foram marcadas pelo equilíbrio e por um volume de jogo parecido, o quarto foi um verdadeiro eio verde e amarelo. O Brasil logo abriu 4 a 0, com Carol fazendo dois pontos seguidos de bloqueio. E a vantagem só aumentou, chegando a nove pontos (16 a 7). As italianas reduziram a diferença na reta final, mas bastou às brasileiras istrar o placar, fechando a parcial em 25 a 19.
Estatísticas
Maior pontuadora
Brasil: Gabi (20)
Itália: Egonu (30)
Pontos de ataque
Brasil: 56
Itália: 67
Pontos de bloqueio
Brasil: 21
Itália: 7
Pontos de saque
Brasil: 0
Itália 4
Pontos por erros do adversário
Brasil: 21
Itália: 13
Fonte: O Tempo
Leia também: Bento Gonçalves Futsal vai em busca de vaga na semifinal da Série Ouro 2022
A saga do bicampeonato da Série Ouro terá novo capitulo neste final de semana para o Bento Gonçalves Futsal. No sábado (15) os comandados de Vaner Flores enfrentam o Barcelona/Macléres em Júlio de Castilhos. A partida que está marcada para às 20h pode representar a confirmação da vaga na semifinal da competição. (Matéria completa no link acima).