Opinião

Garrafa aberta... como conservar?!

Garrafa aberta... como conservar?!

Você abriu uma garrafa de vinho mas não bebeu toda. Pergunta: podemos guardar?!

Claro que sim!!!!! Existem algumas formas que podemos usar para deixar o vinho em perfeitas condições de ser consumido.

 

É claro que a melhor opção é sempre compartilhar uma garrafa de vinho, sendo um bom pretexto para uma companhia, porém para os amantes da bebida, uma garrafa todo dia não é possível, pois ultraa os limites e benefícios.

Quando o vinho está na garrafa fechada, ele está em um processo lento de evolução, e quando abrimos a garrafa aceleremos essa evolução em função do contato com o ar, portanto alguns cuidados podem te ajudar a manter aquele vinho delicioso por mais dias. Depois de aberta a garrafa perceba que os aromas e sabores vão mudando aos poucos, isso é independente do vinho, pois todos am por este processo quando aberto, alguns mais e outros menos.

O principal é, após aberta manter a garrafa na geladeira, caso você não tenha uma adega climatizada, pois se deixar em cima da mesa ou armários ele começa oxidar aos poucos, até que em poucas horas já se foi o vinho, devido ao calor de uma cozinha ou sala.

Existem tampas especificas para vinho e vinhos espumantes (neste é essencial já que a rolha do espumante infla), elas podem ajudar, mas a rolha bem fechada também ajuda manter o vinho. Também temos a opção do vacu vin que ajuda a retirar o oxigênio da garrafa, ou seja após servir as taças você bombeia o vacu vin retirando o oxigênio, fecha a garrafa e deixa na geladeira.

Cada vinho tem seu tempo para evoluir e morrer, por isso alguns aguentam mais e outros aguentam bem menos, mesmo dentro da geladeira e bem fechados. Vamos ao panorama geral através da categoria do vinho.

Vinhos brancos e tintos leves, se mantém por 2 ou 3 dias, este é o ideal;

Os vinhos de corpo médio aguentam até 3 dias, de uma forma mais tranquila;

Os vinho encorpados, por ter mais estrutura aguentam por vezes até 5 dias dependendo do vinho;

Os espumantes é quase um crime guarda-los, pois são sensíveis e instigantes pra acabar com a garrafa no mesmo dia, mas para os amantes de espumantes que pretendem beber com frequência, sim você pode guardar na geladeira por 2 dias desde que tenha a tampa para espumantes; pode arriscar um terceiro dia, mas daí o álcool e gás carbônico já se foram e ali fica apenas um amargor.

Os vinhos licorosos por conter muitas vezes bem mais álcool e açúcar, aguentam vários dias, se refrigerados até sobrevivem meses na garrafa, com menos alteração de estrutura.

É muito valido lembrar que de qualquer forma após aberta a garrafa, terão mudanças, mesmo usando o vacu vin ou guardando na adega ou geladeira, do primeiro para o ultimo dia o vinho pode ter mudado muito ou nem parecer o mesmo, e claro alguns vinhos tem potência tão alta que modificam pouco.

Agora, abra sua garrafa, deguste uma taça e guarda para o dia seguinte.

Tim Tim!!!