Bento Gonçalves

Tradicional Jantar do Codeguim ocorre nesta sexta

Tradicional Jantar do Codeguim ocorre nesta sexta
Jantar reúne centenas de pessoas todos os anos. Fotos: Paróquia Santo Antônio/Divulgação

A Paróquia Santo Antônio promove na noite desta sexta-feira, dia 12, o tradicional Jantar do Codeguim, que ocorre a partir das 20h no Salão Paroquial do Santuário. O evento integra a programação da 139 Festa de Santo Antônio e costuma reunir centenas de pessoas todos os anos para apreciar o prato típico da imigração italiana.

Os

imigrantes italianos quando chegaram à região trouxeram na bagagem a fé, a cultura e a gastronomia. O codeguim surgiu da necessidade que os colonos tinham de aproveitar tudo que fosse possível dos animais que eram criados em suas propriedades. A matéria-prima é a carne de porco. O prato é preparado após cozimento em água. É uma espécie de linguiça de carne de porco.

O jantar ou a fazer parte da programação da Festa de Santo Antônio na década de 70 quando o padre Oscar Bertholdo sugeriu aos festeiros a realização de um jantar para arrecadar fundos para a paróquia. O evento consolidou-se e é um dos grandes atrativos da Festa em todas as edições

Um dos festeiros, Alexandre Poletto falou sobre a tradição do evento e a estimativa de grande público no jantar “O Jantar do Codeguim teve seu início em 1972 com o padre Oscar Bertholdo e desde então sempre teve em todas as edições um grande número de público, teve ano que ele teve que ser feitos duas vezes no mesmo ano e é um jantar muito tradicional em Bento, que sempre se realiza um pouco antes da festa. Nós temos ainda ingresso, mas são poucos, então a gente pede que as pessoas antecipem seus ingressos pra facilitar, são 550 ingressos e a gente não consegue colocar mais devido ao espaço que temos”.

Poletto afirma que o trabalho de festeiro é árduo mas gratificante e ite que vai sentir saudade dos compromissos de organizador da festa “é árduo mas é gratificante, no final a gente já está sentindo saudade, é muito gratificante. Nós visitamos todas as nossas comunidades, além da Apae, do Hospital Tacchini, do Presídio, visitamos o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e o Lar do Ancião”.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou com os festeiros. O valor do ingresso é 50 reais por pessoa, com o cardápio: polenta, fortaia, codeguin, radicci com bacon, tomate com cebola, salame, queijo, pão, laranja e sobremesa, e vinho e refrigerante.