
A Vigilância Ambiental de Caxias do Sul encontrou mais um foco do mosquito Aedes Aegypti no bairro Cânyon, na Zona Norte da cidade. A região que concentra 11 dos 14 focos identificados neste ano em Caxias do Sul.
Preocupada com a incidência, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará uma reunião orientativa com lideranças da comunidade. O encontro ocorre nesta sexta-feira, às 14h, na Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis. O objetivo é reforçar as orientações de combate ao mosquito e convocar todos à participação mais ativa para prevenção.
O 14º foco do inseto foi encontrado em uma residência, dentro de um balde com água. “Precisamos do engajamento da comunidade para vencer a luta contra o Aedes aegypti. É fundamental que cada um faça a sua parte; aos moradores cabe cuidar de suas casas, evitando lixo, objetos e recipientes que acumulam água”, afirma Rogério Poletto, coordenador da Vigilância Ambiental.
O bairro Canyon já recebeu neste ano uma operação do Bota Fora Contra a Dengue, por concentrar a maioria dos focos do mosquito localizados no município. Os demais focos foram identificados nos bairros Santa Fé (1), Tijuca (1) e Nossa Senhora da Saúde (1). Durante todo o ano ado, foram localizados 10 focos do mosquito no município; nos bairros Centro (1), Cidade Nova (3), Jardim América (1), Pioneiro (2), São Pelegrino (1), Fátima Baixo (1) e Marechal Floriano (1).
Orientações para combate ao Aedes aegypti:
– limpar com escovação semanal o pote de água do cão e/ou gato;
– recolher o lixo do pátio;
– colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca)
– recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
– tampar caixas d’água;
– colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas e/ou de captação de água da chuva;
– limpar calhas;
– lavar e escovar piscinas;
– eliminar os pratinhos das plantas