A greve dos servidores municipais de Caxias do Sul chega ao fim após a categoria aceitar a proposta apresentada pelo Executivo Municipal. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada no Largo da Prefeitura, onde a maioria dos presentes votaram pela aceitação da proposta de reajuste salarial. Com isso, os servidores retornam às atividades normais nesta sexta-feira (23).
O acordo firmado entre os trabalhadores e o município prevê um aumento de 2% no salário dos servidores, sendo 1,5% pago já na folha de setembro e o restante de 0,5% será implementado no próximo ano. O índice de ganho real é parte da negociação que buscou atender as demandas da categoria por melhorias nas condições de trabalho e na valorização do serviço público municipal.
Reajuste Salarial e Acordo com Servidores
Em coletiva de imprensa, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, ressaltou a importância da mobilização dos servidores e a contribuição do sindicato para o avanço nas negociações da campanha salarial. Ela também destacou a necessidade de um maior diálogo entre o Executivo e os servidores, ressaltando que estes são os profissionais que atuam diretamente na execução dos serviços essenciais para a população.
Silvana agradeceu o apoio da comunidade escolar e de toda a população, reconhecendo a compreensão sobre a importância do reajuste e das melhorias nas condições de trabalho. Ela afirmou que a ampliação da carga horária e o avanço na Lei 409 trarão benefícios significativos para os servidores e, consequentemente, para a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
“As conquistas que nós temos são conquistas para melhorar o serviço público, para melhor atender a população, para podermos estar lá, chegando na população em garantia de direitos. Direitos que estão na construção e são garantidos pela mão dos servidores, porque serviço público a gente que faz e a gente que faz quer valorização e também está na lei. Porque a vida não muda se não tem luta, é a luta que muda a vida, e nós mostramos isso”, pontua.
Com o fim da greve e o retorno às atividades, espera-se que a normalidade seja restabelecida nos serviços públicos municipais, com a expectativa de que as relações entre o Executivo e os servidores sigam mais próximas e cooperativas.
Impacto da Câmara de Vereadores e Perspectivas Futuras
Também nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul fez uma indicação ao Executivo para que os recursos não utilizados do orçamento do Legislativo, tradicionalmente devolvidos ao final do ano, sejam antecipados e utilizados para ajudar nas negociações com a categoria. A proposta pode ter colaborado para esse resultado também.
Ações voltadas a patrulhamento escolar, assistência psicológica nas escolas, evolução da 409 na Câmara Municipal, vale-alimentação equiparado ao do legislativo, entre outros avanços, também foram contemplados.