
O 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul fortalece sua estrutura com a chegada de 11 novas viaturas. Essas serão entregues nesta sexta-feira (23). O reforço faz parte de um investimento de cerca de R$ 7 milhões em segurança pública, realizado desde 2021.
A nova frota inclui 10 Toyota Corolla Cross semi-blindados. Estes foram adquiridos com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), e uma Toyota Hilux, viabilizada por um convênio com o Conselho da Festa Nacional da Uva.
Além das viaturas, estão previstos para 2025, 16 motocicletas para a Rocam, 2 caminhonetes, armamentos e munições.
O comandante apresentou os dados durante um café da manhã com a imprensa na manhã desta quinta-feira (22). Ele ressaltou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. Segundo ele, o investimento representa um salto na capacidade de resposta da corporação diante dos desafios de segurança da região.
“Com esse aporte de recursos materiais, conseguiremos oferecer melhores condições de trabalho ao efetivo e prestar um serviço de maior qualidade à população. As novas viaturas, por exemplo, serão destinadas ao patrulhamento e ao atendimento do 190, substituindo as mais defasadas, que arão por manutenção e serão realocadas em outras funções estratégicas, como policiamento de visibilidade e pontos de entrada e saída da cidade”, explicou o Tenente-Coronel Márcio Borba Fernandes.
O que é o Piseg
O Piseg permite que empresas destinem parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para projetos voltados à segurança pública. Dessa forma, a iniciativa privada participa diretamente da melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança e do combate à criminalidade. Isso ocorre sem que isso represente renúncia fiscal para o Estado. A contrapartida do empresário ocorre por meio da aplicação direta dos recursos em equipamentos, viaturas, armas e demais estruturas para as forças policiais.