A semana deve ser marcada pela chuva no Rio Grande do Sul. Há risco de chuva, localmente, forte a intensa. Os maiores volumes são esperados em parte do território gaúcho, especialmente no Oeste, de acordo com os dados da última saída do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF). No meio da semana, uma forte massa de ar frio, de trajetória continental, começa a ingressar no Estado, na quarta-feira.
Nesta segunda-feira, a instabilidade volta a se reforçar sobre o território gaúcho com risco de chuva forte, em especial em localidades situadas entre o Oeste e o Centro do Estado. Muitas nuvens vão seguir sobre o Estado e chove no decorrer do dia na maioria das regiões gaúchas. Mais ao Noroeste e ao Norte do RS, a instabilidade é mais isolada. Nesta segunda, em Caxias do Sul, a mínima fica em 15ºC e a máxima não a dos 18ºC.
Na terça-feira (27), o sol aparece com nuvens, vento Norte e elevação da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a manhã e o começo da tarde. No Oeste e no Sul, no entanto, uma frente fria traz chuva já de manhã para o Oeste e o Sul gaúcho. No decorrer da terça, o sistema frontal avança e leva chuva até o fim do dia para todas as regiões gaúchas.
Na quarta (28), a chuva perde intensidade, mas boa parte do Rio Grande do Sul seguirá com tempo fechado e baixas temperaturas. Na madrugada de quinta-feira (29), o frio intenso e a possibilidade de chuva na Serra indicam que alguns municípios da região podem registrar a primeira neve do ano.